terça-feira, 23 de abril de 2013

Princesinha de Goias

    Princesinha de Goias

.Uma Cidade no Sudoeste Goiano vem chamado minha atenção a algum tempo, por isso resolvi escrever um pouco sobre ela.
   .Cidade pequena de 5 Mil habitantes onde ocorre um tipo de problema que normalmente encontramos no brasil.
   .Roubos, assacinatos, politicos corruptos... Mas nada que ja não estajamos acostumados, mas o que me chamou mais atenção, foi a Politica local.
   .Uma Cidade normalmente tem oposição, ali não...
   .Andei pesquisando com moradores e alguns pensão que a antiga oposição foi comprada e na maioria afirmam que isso ocorreu com convicção.
   .As reclamações sobre o salário defasado dos Funcionários Publicos da Cidade, é uma triste realidade. Os Funcionários não tem aumento de salário desde 2008.
   .Perguntei sobre o Sindicato, alguns disseram que tem um processo em andamento, outros dizem que nem se filiaram pois afirmam que o mesmo foi "comprado'' pela prefeitura e tambem teve quem disse que não se filia por medo de ser perseguido pela administração.
   .Rescentemente o Prefeito de Turvelândia, com a desculpa de que o dinheiro repassado para a prefeitura não estava sendo suficiente para o orsamento da Cidade( Turvelãndia Tem arracadação de mais de 1,5 milhões de reais por mes e as Obras da Cidade que são poucas são todas do Governo Federal, Mas isso fica para a proxima postagem ), com isso tirando todas as gratificações e Horas Extras dos colaboradores.(onde entendi que o mesmo poderia sim tirar as gratificaçõesmas Horas Extras não vi procedencia em tal fato), alguma coisa ali estava errada para que se fosse cortad Horas Extras, ou a prefeitura esta deixando de pagar os direitos dos funcionários, ou ela pagava Horas Extras sem que o funcionário as fizesse ou mesmo os serviços foram diminuidos para que o mesmo acontecesse. Tudo se concretisou em uma fraze que ouvi, "Não temos folha de ponto".
   .Isso Leitores os funcionários não tem Folha de Ponto, Calculo sobre Periculosidade e nem mesmo os funcionários do Hospital tem o calculo certo sobra a Insalubridade. Os funcionários pedem ajuda para as autoridades competentes, pra que se existir um processo contra a Prefeitura para adequação salárial, pra que a mesma seja julgada o mais rapido possivel pois há funcionários ali que sobrevivem hoje com 1 salário minimo mais descontos pra cuidar de sua familias.



Fiquem ligados nas noticias de Turvelândia aqui na Princesinha de Goias

10 comentários:

  1. Caro escritor, acredito eu que todos nós temos o direito de nos expressar a respeito de assuntos que sejam de nosso interesse, mas creio eu também que para o fazê-lo devemos ter o mínimo de conhecimento.
    Quem disse que nossa cidade não tem oposição política? Muito provavelmente o senhor não esteve presente nas últimas eleições para dizer isto.
    As pessoas precisam parar de achismo, qual o problema em ter uma câmara de vereadores que apóia o prefeito, embora eles sejam de partidos distintos, isso não significa que devam ser sempre contra, uma coisa é totalmente divergente da outra.
    O fato de o reajuste salarial não ter sido feito, poderia ter sido melhor explicado no seu texto, este ajuste não vem sendo feito desde mandatos anteriores, e pelo que me consta um prefeito não é obrigado a arcar com despesas de outro que não fez o que deveria ser feito, o que se denomina Lei de Responsabilidade Fiscal. Mais existe uma negociação com o sindicato em andamento aguardando tão somente a resposta do mesmo, para melhoria do salário do funcionalismo público, não há perseguição por parte da prefeitura.
    Em relação às obras, gostaria de acrescentar ao seu texto que o Bairro Dona Constância, foi construído com recurso próprio do município, a prefeitura não deve nada daquelas casas, o terreno para construção da mesma também foi adquirido com recurso do município, o terreno do loteamento Jerônimo Pimenta Neves foi adquirido com recurso do município, e quanto as obras do governo, a quem interessar possa, gostaria de esclarecer que cada obra daquela exige uma contra partida, ela não é inteiramente paga pelo governo. Há também as Certidões que devem estar com o Cálculo regular para a implantação desta obra, e para manter estas certidões em dias é necessário que a Prefeitura pague esses fundos. Para exemplificar melhor como funciona obra do Governo Federal, vou dar o exemplo claro da Creche Pró Infância. O recurso que o Governo disponibilizou, não foi suficiente para o término da mesma, foi necessário fazer um Termo Aditivo (Você sabe o que é Termo Aditivo né?!), no valor de R$ 179 mil reais para o término da mesma.
    Agora estão em construção o Centro de Eventos, a Creche Pró Infância (recursos federal sim, mas com contra partida do município). Com recursos próprios do município, estão em fase conclusiva o processo licitatório para a implantação das vias de acesso (urbanização) entre o Centro de Eventos e a Creche (o que não é barato), implantação de calçadas com acessibilidade em todo o bairro Geraldo Sírio, o asfalto do bairro Dona Constância , todos com recursos 100% próprio do município e, em andamento a reforma do hospital, a reforma e ampliação da prefeitura, a ampliação do Cemitério Local.
    Irão começar a construção de 40 casas nas próximas semanas, recursos do Minha Casa Minha Vida, mas, em contra partida o município tem que disponibilizar os lotes, limpeza, terraplanagem, implantação de água e energia já disponibilizados, fossas e sumidouros entre outros. Está previsto a implantação de 2 agências bancárias, uma da Caixa e uma do Bradesco, e ainda será realizada a 11º Expotur, com shows artísticos de cantores reconhecidos nacionalmente e isso em 4 meses de governo.
    Há prefeitos que até agora não conseguiram nada paras suas cidades, se a atual administração consegue obras do Governo Federal, é porque eles vão atrás, lutam por isso, e são competentes o suficiente para disponibilizar tudo o que precisa para ganhar tal obra. A Dilma não vem perguntar se estamos precisando de algo, ela não manda em uma caixinha de presente, é preciso vestir a camisa e correr atrás, tem muitos prefeitos que tentam mas nem todos conseguem.
    Te convido a visitar nossa cidade, a conhecê-la, conhecer sua realidade, para que não poste falácias infundadas.

    ResponderExcluir
  2. Caro escritor como as pessoas tem o direito de se expressar tambem irei me expressar. A senhora que descreve esse jornal defendendo a atual Gestao. Esquece de algumas coisas por que o salario dela e superior aos dos funcionarios concursados. Tem funcionarios com vinte anos de prefeitura que tem o salario base no valor de um salario minimo pessoas que trabalham muitas vezes ate as 8:00 da noite e nao recebem hora extra. E ela tambem nao percebe que a prefeitura nao esta fazendo nada perto da arrecadaçao. E tambem esqueceu que ela apos muitos anos fora do municipio voltou para ocupar o cargo que antes era do seu tio por que ele iria se candidatar a vereador e tambem que repassava metade desse salario ao seu tio. Outra coisa o Bairro Dona Constancia foi entregue sem condiçoes de moradia exemplo sem piso, sem reboque, sem instalaçao eletrica outra coisa as casas foram contruidas atraves de mutirao por que a prefeitura nao tem dinheiro para pagar pedreiro.

    ResponderExcluir
  3. Resposta a Joice Naves.
    .Cara Joice Naves, não sei a realidade de sua ligação com a prefeitura, mas o que foi dito no blog não são palavras minhas, sim de uma pesquisa que fiz com moradores, não sei como o seu prefeito tem administrado a Cidade, mas pelo que vi você faz parte de uma minoria privilegiada pelo administrador, e quando me referi ao desempenho politico e financeiro da Cidade eu falei como um todo.
    .Todo lugar existem pessoas favorecidas e não lhe nego o direito de defender a Administração " Puxar o Saco", pois você deve ser bem paga, como disse o colega de cima, mas seja mais solidária e pare de pensar só em você, Turvelândia vem sim sendo "Estuprada" por políticos corruptos e não e só de agora, e pra você pensar mais no que escreve, o Prefeito tem sim responsabilidades sobre contas de outras administrações, pois diferente do pensão vocês da administração, o dinheiro e do Município e mesmo que não sendo eu, você ou ele o Prefeito a divida e do Município, então lhe digo mais, caso queira postar algo no blog, por favor vá se informar antes...
    E por isso que nosso pais está como está, até pra politico ruim acha gente pra proteger...
    Ainda bem que são a "minoria"...

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Bom dia a todos os amigos internautas, Eu sou Rodrigo Mendes, e funcionários públicos municipais, presidente do sindicato, só para esclarecer sobre este assunto que roda por ai de reajuste salarial, e negociação com prefeito, não e bem assim!
    Farei um breve esclarecimento a todos, O SINDIMTUR, fundado por uma classe de trabalhadores públicos tem o objetivo de buscar os interesses coletivos dos funcionários públicos, sem distinção partidária ou etnias, visando ajudar a melhoria em aspectos gerais da carreira profissional do servidor publico filiado. Sendo assim unimos forças para garantir nossos direitos que às vezes são deixados de lado por motivos administrativos, que afetam uma gestão. Sendo assim nomeado como presidente, juntamente com uma assessoria sindical procuramos o senhor prefeito Ailton Alves Minervino, para reivindicarmos, o cumprimento da lei municipal sancionada em 2007 na gesta do Ex-prefeito Eduardo Mendonça, que nos da direito de reajuste salarial em todo mês de fevereiro do ano vigente, sendo que este descumprimento vem ocorrendo desde o ultimo aumento do Interventor estadual, que também deixou a desejar nos ano seguinte, assim como o sindicato que foi constituído no inicio da gestão do Atual prefeito reeleito Ailton Alves, tivemos três encontros com ele para tratarmos deste assunto, e como bem sabemos que uma administração que não aceita dividas de outra, teria que ter em ministério publico uma denuncia de descumprimento dos direitos ou dividas acumuladas, como não existiu ao assumir seu pleito politico, e infelizmente erros grosseiros como esse gerou desgaste para sua gestão! Ao ser abordado pelo sindicato sobre o reajuste e não somente o reajuste e sim a percas salariais acumuladas, por três vezes não tivemos nenhum interesse provido do senhor prefeito, que em seu argumento pronunciou sobrepor o orçamento do município qualquer reajuste, afirmando ainda estar a folha de pagamento acima da porcentagem recomendada pelo tribunal de contas do município (TCM), o qual fomos averiguar estava abaixo da média dez por cento com documentos do próprio TCM, anexado em arquivo de sede sindical, mesmo com todos os contratos que também fazem parte da mesma folha, para melhores informações existe um portal de transparência que todos podem acessar! No google, bem simples "TCM GO portal de transparência do município", lá consta todas as arrecadações. Enfim, resumindo em descumprimento do prefeito Ailton, movimentamos uma ação judicial em seu desfavor como representante do poder executivo, juntamente ao ministério publico, em que fomos deferidos em primeira instancia (ou seja, ganhamos em primeira instância) e o mesmo foi recorrido pelo prefeito Ailton demonstrando total desinteresse em cumprir com os direitos dos trabalhadores, hoje o mesmo processo aguarda julgamento em segunda instancia em Goiânia, que a qualquer momento, pode ser julgado, então para deixar bem claro, não temos nenhuma negociação com o prefeito e estamos abertos para que ele nos procure, para cumprir com nossos direitos que ele esta sonegando, e que somente ele pode cumprir com este dever, pois não esta na câmara municipal o poder, de executar e sim no poder executivo, deixo esta nota: Pedindo apoio aos interessados nessa pauta de assunto, e que juntamente com sindicato vamos, exigir nossos direitos, pois tivemos informação dos vereadores que já cobrarão varias, vezes do poder executivo este cumprimento. Que não esta demonstrando interesse em agir!

    ResponderExcluir
  7. Para ainda ajuda-lo que não era nosso dever o faze-lo buscamos força com a FESPUNG e conseguimos fazer cálculos das tabelas que rege o funcionalismo que estava desatualizado, e passamos esta semana para a administração, esperamos uma resposta positiva, que o nossos trabalhadores possam gozar de seus direitos. E terminando peço carinhosamente compreensão de todos os filiados que nos ajudem nessa batalha, cobrando, reivindicando seu direito que só assim unindo as forças podemos alcançar nossos objetivos. E para o poder executivo, peço a compreensão os Funcionários estão esperando por um posicionamento seu Prefeito, tem muitas famílias que depende deste salario para sobreviverem. Contamos com vc nessa batalha! A diferença e feita por pessoas que não buscam seus próprios interesses, e sim por pessoas que tem Deus no coração e buscam um bem comum! Ame o próximo como a si Mesmo, assim disse o Grande Messias! Abraço a todos e para melhores informações nos procure estamos abertos para lhe receber!

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. o escritor desse blog falou,tudo que esta em nossa cidade.

    ResponderExcluir
  10. açnarf .decobrimo; que minha mae e eleitora nesta cidade turvelandiaa minha mae ja fes 30 anos que nao t emos notic ia dela ela foi embrora e levou minha irma margairida que e defeçiemte seu nome maria ap. de frança ela nos deichou. meu pai ficou com 3 filho sonia ap.frança ademir ap. frança; nerica ap. frança pesso que um filho de deus possa me ajudar a em comtrar minha mae ai nesta cidade nos moramos em rondonia na cidade rolim de moura meu telefone 69 84910631 me ajuda

    ResponderExcluir